TODA A LUZ QUE IMAGINA

A ILUMINACIONES XIMÉNEZ, empresa líder em iluminação decorativa e artística na Espanha, anda há mais de 50 anos a juntar esforços em benefício dos seus clientes, para continuar a estar na vanguarda do sector. Desde que foi criada em 1940, a ILUMINACIONES XIMÉNEZ registou um crescimento vertiginoso reflectido tanto na dimensão da empresa como dos projectos que empreende.

Málaga, a ILUMINACIONES XIMÉNEZ participa no fabrico e na instalação dos projectos europeus de iluminação de maior envergadura, transmitindo o seu conceito de qualidade, vanguardismo e criatividade: Madrid, Barcelona, Málaga, Valncia, Londres, são apenas alguns exemplos dos projectos mais emblemáticos.

 

Há um objectivo primordial em toda a sua actividade: a inovação, tanto em produtos como em combinação de materiais e em instalação. Os esforços constantes dos seus departamentos de Concepção e Técnico permitem que a ILUMINACIONES XIMÉNEZ se ultrapasse em cada projecto, adaptando as últimas técnicas e tecnologias em iluminação (como o LED), fabrico e instalação aos requisitos exclusivos dos seus clientes.

Com mais de 250 empregados e 45.000m2 de instalações para fabrico e armazenamento, a ILUMINACIONES XIMÉNEZ é a empresa de iluminação decorativa mais espalhada na Espanha. No entanto, o seu raio de acção não se limita ao território espanhol. O seu carácter dinmico e empreendedor está a levá-la a expandir-se para mercados estrangeiros, para exportar o conceito único de iluminação decorativa que os seus projectos emanam, e actualmente está imersa num ambicioso projecto de internacionalização,

 

A partir da sua sede em Puente Genil (Córdoba) e logisticamente apoiada pelas diferentes delegações da firma em Madrid, Barcelona, Alicante, Granada e

DESCOBRIR

UMA HISTÓRIA BRILHANTE

ÁREA CORPORATIVA

A história da Iluminaciones Ximénez é uma história em que as empresas, auto-aperfeiçoamento e inovações vêm junto em um trajeto longo de 50 anos, sem negligenciar as tendências, vanguardas e nosso compromisso com cada cliente. Uma história brilhante.

1945

Francisco Jiménez Carmona funda a sociedade no âmbito da actividade da iluminação e da electricidade, como fabricante e instalador.

Francisco Jiménez começou por iluminar a sua rua para as festas natalícias; a partir daí, pediram-lhe que iluminasse a localidade inteira, a comarca, até acabar por iluminar todo o mundo.

1970
1980

Criação da delegação em Alicante.

A Ximénez começa a fabricar os seus próprios componentes, além do produto em si. Começa-se a trabalhar na concepção e no desenvolvimento técnico dos principais elementos, procurando-se conseguir a melhor qualidade, sendo fruto disso o porta-lâmpadas estanque IP44 de patente própria.

1950
1960

Durante estas décadas regista-se uma alteração significativa no tipo de produto a instalar. Começa-se a decorar grandes avenidas com as primeiras feiras importantes e começam-se a instalar motivos de grande volume.

Datam destas décadas as primeiras fachadas de feira.

Incorpora-se a segunda geração na empresa familiar.

2000s

Inicia-se a participação nas feiras mais relevantes do sector a nível internacional.

1990s

Começa a utilizar porta-lâmpadas para fios condutores de 1.000V.

De igual modo, nesta década dá um salto de gigante, triplicando a facturação.

1992

Abertura das delegações de Granada e Madrid como apoio logístico e administrativo das duas zonas

2002

Iluminaciones Ximénez é pioneira no estabelecimento e na implantação de um Sistema de Gestão de Qualidade que cobre os requisitos da Norma UNE-EN ISO 9001:2008 “Sistemas de Gestão da Qualidade. Requisitos”.

2003

A Ximénez desenvolve o seu LED próprio, tendo por objectivo a sua adaptação progressiva às suas necessidades quanto a cores, intensidade e capacidade luminosa.

 

São desenvolvidos os primeiros projectos emblemáticos em Madrid, Barcelona, Málaga, dado que se altera o conceito da iluminação decorativa para ser concebida como um dos principais reclames turísticos das festas e provocar o crescimento do sector hoteleiro, da restauração e do comércio (tanto em grandes superfícies como em pequenos comerciantes).

1995

Iluminaciones Ximénez. Amplia-se a actividade para a conservação da iluminação urbana.

 

A partir deste ano, inicia-se a incorporação de novos materiais no fabrico de motivos natalícios como o fio luminoso, na busca da perfeição da concepção e da minimização do consumo.

 

1996

Concessão da Medalha de Prata da Vila de Puente Genil a Francisco Jiménez Carmona pelos seus êxitos profissionais e qualidade humana.

1998

Inauguração das novas instalaçães da Iluminaciones Ximénez em Puente Genil (Cordoba).

 

Incorpora-se a terceira geração e é criada a filial Ilméx S.A. como canal de distribuição, fornecimento e venda da empresa-mãe Iluminaciones Ximénez.

2004

Criação do Departamento de Comércio Externo, em consequência da abertura do grupo ao mercado internacional.

Incorporação do alumínio no fabrico de motivos em série.

2005

A Ilustre Câmara Municipal de Puente Genil atribuiu a uma rua de Puente Genil o nome de Francisco Jiménez Carmona, prestando homenagem à sua trajectória profissional.

REDE COMERCIAL E FILIAIS

A Iluminaciones Ximénez tem uma ampla rede comercial que lhe permite, não só ser a empresa geograficamente mais espalhada na Península Ibérica, mas também estar a protagonizar um ambicioso processo de internacionalização com grandes projectos em Los Ángeles, Chile, Brasil, África do Sul e diversos pontos da área geográfica europeia. O objectivo da Iluminaciones Ximénez consiste em exportar a exclusividade que emana dos seus projectos de iluminação decorativa, que é efectivamente o que marca a diferença em relação às restantes empresas do sector. No nosso sítio da Internet, iremos informando sobre os avanços e projectos internacionais empreendidos pela primeira instaladora.

Na Espanha, a Iluminaciones Ximénez tem delegações em diferentes pontos chave, tais como Málaga, Madrid, Granada e Alicante, criadas para agilizarem os trabalhos tanto de gestão como de instalação em tais zonas, dada a grande actividade que se concentra nas mesmas. Além disso, a Iluminaciones Ximénez, pela sua envergadura e experiência, é a empresa-mãe de um grupo de empresas familiares dedicadas tanto à iluminação decorativa como à urbana. Com a colaboração de todas elas, abrangemos todos os aspectos do sector da iluminação, tanto decorativa como técnica: fabrico, instalação e conservação.

A Ilméx S.A. é a firma dedicada à distribuição e fabrico em matéria de iluminação decorativa. A Ilméx tem acordos com as principais firmas europeias e asiáticas para o fabrico de componentes luminosos LED da mais alta qualidade. Nas suas instalações de Puente Genil, Córdoba, a Ilméx desenvolve o fabrico dos projectos por medida da Iluminaciones Ximénez, entre outros clientes, o que amplia a capacidade e velocidade de fabrico para limites imprevistos. Em www.ilmex.com encontrará mais informações sobre os seus produtos e realizações.

 

Na delegação de Málaga radica-se, além disso, a divisão de iluminação urbana que se encarrega da conservação da iluminação urbana de grandes cidades como Málaga, Burgos, etc. Actualmente, esta divisão está em plena expansão, em consequência da implantação do LED na iluminação urbana.

Actualmente estamos a trabalhar na criação de uma nova divisão exclusivamente dedicada à venda de iluminação técnica, principalmente urbana, a XM LEDLIGHTING SOLUTIONS, sobre a qual iremos informando através do nosso sítio da Internet.

 

Outras empresas do grupo dedicam-se a outros negócios, tais como a implantação dos mais avançados sistemas de alarmes e segurança (http://www.ximenezseguridad.com), etc.

Consciente da influência e do prestígio que tem no mercado, a Iluminaciones Ximénez está presente nos principais eventos e acontecimentos, tanto nacionais como internacionais, em Madrid (Matelec), Frankfurt (ChristmasWorld), Lyon (Lumiville), etc. Temos muito gosto em estar à disposição dos nossos clientes. Para tal, a nossa rede comercial está sempre disponível e preparada para prestar assessoria quanto a novas tecnologias, concepções e aplicações, e não há dúvida de que estas congregações se convertem no ponto de encontro ideal para os profissionais do ramo.

DISTINÇOES

A garantia de qualidade ea busca constante por inovação é uma das nossas principais características. Algumas características que nos permitem gabar-se de inúmeros prêmios e nos motivam a continuar a investir na promoção e desenvolvimento.

PRIMEIRO PRÉMIO

ILUMINAÇÃO

FALLAS DE VALÊNCIA

PRIMEIRO PRÉMIO

ILUMINAÇÃO

GTE. SYLVANIA

PRIMEIRO PRÉMIO

ILUMINAÇÃO

FOGUEIRAS DE SAN JUAN DE ALICANTE.

DIPLOMA

2. EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO DE CÓRDOBA

DISTINÇAO

DE HONRA

 FESTIVAL DE PALMA DE MAIORCA

DISTINÇAO

DE HONRA

1 FEIRA DE EXPOSIÇÕES EXPO CÓRDOBA 81

INSTALAÇÕES FEIRA DE MALAGA

INSTALAÇÕES

ILUMINAÇÃO NATALÍCIA CÂMARA MUNICIPAL DE MADRID

INSTALAÇÕES

FEIRA COLOMBIANA DE HUELVA

TROFÉU

 MELHOR SERVIÇO ANDALUZIA 87

COLABORADOR OFICIAL

INSTALAÇÃO QUADRO RECINTO FEIRA DE CEUTA

PRÉMIO

IMAGEM E EXPANSÃO (BALEARES)

PRÉMIO

EMPRESA

OURO 87

CORDOBESES

DO ANO

 2006

PRÉMIO

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA FALLAS 2010

QUALIDADE

A Iluminaciones Ximénez segue uma política rigorosa de qualidade no fabrico dos motivos luminosos, instalação, vigilância e desinstalação das iluminações artísticas. Esta política é desenvolvida para se garantir que os produtos, as actividades e os serviços satisfazem todas as expectativas dos nossos clientes, e reflecte um compromisso para com a qualidade, a segurança, a protecção do meio ambiente e a prevenção, a redução ou o controlo da contaminação. Do ponto de vista da gestão, a Iluminaciones Ximénez é pioneira no estabelecimento e na implantação de um Sistema de Gestão de Qualidade que cobre os requisitos da Norma UNE-EN ISO 9001:2008 “Sistemas de Gestão da Qualidade. Requisitos”.

 

Todos os procedimentos envolvidos no desenvolvimento da actividade (concepção, fabrico, instalação, vigilância e desinstalação das iluminações artísticas) estão devidamente organizados e documentados, tendo por objectivo único garantir ao cliente o cumprimento de todos os requisitos impostos quanto a qualidade. No que se refere à concepção, a ILUMINACIONES XIMENEZ regista todas as concepções próprias na OMPI para garantir a propriedade intelectual das mesmas e garantir a exclusividade aos seus clientes. Conta, além disso, com patente própria de componentes e acessórios exclusivos fundamentais para um serviço de qualidade como o que ela oferece.

Do ponto de vista do produto, todos os nossos componentes e produtos têm as devidas certificações europeias aplicáveis, garantindo a sua segurança total (CE, ROHS, entre outras). A nossa produção está submetida a um rigoroso sistema de qualidade que exige a verificação individual de cada uma das peças fabricadas para se garantir o seu funcionamento, segurança e compatibilidade electromagnética.

 

Na instalação, um sistema exaustivo de prevenção de riscos laborais garante a segurança da instalação, dos trabalhadores e dos cidadãos, para a tranquilidade total do cliente.

Do ponto de vista da qualidade em gestão ambiental, além do que se indicará noutras secções, o Departamento de Qualidade e Meio Ambiente da ILUMINACIONES XIMÉNEZ implantou um sistema rigoroso de reciclagem dos resíduos sólidos e líquidos gerados nas nossas instalações. Para tal, uma equipa qualificada e altamente especializada em legislação ambiental encarrega-se da correcta identificação, armazenamento, embalagem e etiquetagem dos resíduos perigosos, assim como da coordenação da sua recolha com os organismos competentes e gestores autorizados.

MEIO AMBIENTE

Os efeitos do aquecimento global estão na ordem do dia e, infelizmente, é necessário dedicar mais linhas à descrição das consequências negativas nos pólos, nos bosques, nas condições climáticas. Por esta razão, não podemos adoptar uma atitude passiva e expectante face ao futuro do nosso planeta. É necessário actuar. A ILUMINACIONES XIMÉNEZ canalizou os seus objectivos e prioridades através do canal do compromisso ambiental, nomeadamente:

1.

Exigência estrita do cumprimento da regulamentação ROHS (2002/95/CE) em todos os seus produtos e componentes, tendo por objectivo evitar a contaminação originada ao depositar em aterros substâncias como o chumbo, mercúrio, cádmio, cromo com valência 6, bifenilo polícromo e éteres de difenilo polibromado.

2.

Prioridade no uso do LED, incorporando-o em cada projecto para se facilitar aos nossos clientes a actuação a favor do meio ambiente e a substituição da iluminação incandescente pela de silício.

 

3.

Promoção do desenvolvimento sustentável como meio de harmonização do desenvolvimento da empresa com a protecção do meio ambiente, com a implantação da sua própria política de qualidade e meio ambiente.

 

A ILUMINACIONES XIMÉNEZ ultrapassa o cumprimento da legislação ambiental em vigor. Com o nosso objectivo de fomentar o desenvolvimento sustentável, a ILUMINACIONES XIMÉNEZ mantém materiais e procedimentos em estudo contínuo, tendo em vista desenvolver melhoramentos de carácter ambiental que possam ser incorporados ao longo do nosso processo de fabrico.

 

Responsabilidade ambiental - Poupança energética - Desenvolvimento sustentável –Reciclagem

RSE: RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS

São muitos os patrocínios e as colaborações em que a Iluminaciones Ximénez participa a nível local e nacional para promover actividades desportivas, culturais e sociais, e para ajudar a satisfazer as necessidades da população mais desfavorecida.

ESPORTE

SOCIEDADE

ILMÉX Ximénez e iluminação são os patrocinadores oficiais do Andebol Clube Ángel Ximénez, que depois de mais de meio século de história, continua a construir em um projeto que tem como alvo jovens, imbuídos de valores como a sua educação,

"Jogo Own", disciplina e trabalho, como forma de alcançar o sucesso em cada momento da vida. Este esforço e este trabalho ter tido acesso a frutas Liga Asobal em 2013 em Irun.

 

 

Nós trabalhamos com os outros

O Grupo Ximenez ajuda as organizações financeiras como a Cruz Vermelha, e Cesare Scariolo Foundation que visa ajudar as crianças em recuperação.

Muitos patrocínios e colaborações Ximénez Grupo a nível local e nacional para promover o esporte, culturais e sociais, e para ajudar a atender as necessidades da população mais desfavorecidos.

PROJECTOS ARTÍSTICOS

Além da envergadura das suas instalações, a principal característica dos projectos da Iluminaciones Ximénez, que a distingue dos restantes projectos europeus de iluminação decorativa, é a concepção.

 

Os nossos clientes têm a oportunidade de escolher um projecto concebido e executado por medida não só em função do orçamento, mas também em função dos seus gostos e preferências artísticas. Um vasto elenco de técnicos de concepção elaboram propostas tão variadas como a variação dos clientes da Iluminaciones Ximénez, adaptando-se às preferências de cada prescritor e projecto. Graças à combinação de procedimentos manuais e automáticos no fabrico, o processo pode ser adaptado a cada modelo, deixando-se à equipa de concepção uma maior liberdade criativa para que desenvolva as suas ideias.

 

Para determinados projectos, a Iluminaciones Ximénez tem a colaboração de grandes nomes da criação internacional do mundo da moda, arquitectura e concepção, como Ágatha Ruiz de la Prada, Angel Schlesser, Devota & Lomba, Elio Berhanyer, Bigas, Amaya Arzuaga, Juan Duyos, David Delfín, Francis Montesinos, Roberto Turégano, cujas criações podem ser desfrutadas nas decorações natalícias de cidades como Madrid ou Barcelona.

Arte e luz: uma combinação abstracta que a Iluminaciones Ximénez torna realidade.

GALERIA

FAQs

Porquê Ximénez e não Jiménez?

 

O sobrenome familiar é Jiménez, e a marca foi evoluindo por intermédio da empresa. Quando a empresa alcançou a envergadura que hoje a caracteriza, surgiu a vontade de adaptar a marca e jogou-se com a pronúncia do “x” em muitos idiomas como som gutural e, a partir daí, fizemos do X o nosso selo.

QUANDO E COMO É QUE A EMPRESA FOI FUNDADA?

 

A actividade teve início em 1945, no âmbito do sector da iluminação e da electricidade. Foi fundada por Francisco Jiménez Carmona, pai e avô dos actuais membros do Conselho de Administração.

A Ximénez dedica-se à distribuição?

 

O grupo empresarial tem o seu próprio canal de distribuição, a Ilméx, criada para tal efeito em 1998. A partir da Ximénez só são atendidos os projectos de instalação

Qual a sua principal vantagem relativamente à concorrência?

 

A capacidade e a versatilidade. Capacidade de fabrico, instalação e resposta. A versatilidade em concepção, em tempo de entrega, e também em instalação, dada a inovação que proporcionamos a todos os nossos projectos, não só pela concepção, mas também pela forma de instalação dos motivos em s

Quem é que faz as concepções?

 

A nossa equipa de técnicos de concepção cria todo o tipo de motivos e composições adaptados a qualquer contexto. No entanto, muitas vezes os clientes apresentam as suas próprias concepções que os departamentos técnico e de concepção adaptam aos requisitos dos materiais. Para determinados projectos, tais como os de Madrid, Málaga e Barcelona, contamos com a colaboração de prestigiosos técnicos de concepção e arquitectos de fama internacional que proporcionam o seu estilo e tendências à iluminação.

Em que é que se radica o vosso compromisso para com o desenvolvimento sustentável?

 

Do ponto de vista interno, a Ximénez tem a sua política própria de qualidade e meio ambiente para cada um dos processos envolvidos na sua actividade a favor do desenvolvimento sustentável e do respeito pelo meio ambiente.

Ao incorporar o LED nos seus projectos em 2002, a Ximénez tornou os seus clientes participantes do seu compromisso, graças às vantagens deste tipo de iluminação.

Qual o segredo para continuarem a crescer na terceira geração?

 

A paixão pela iluminação é a base deste êxito. Também a constante inovação em materiais e em tecnologias, sem se descuidar o objectivo último de decorar iluminando com plena satisfação do cliente.

Quels sont les quatre adjectifs qui la décrivent?

 

Pioneira, inovadora, séria e profissional

Estão especializados em grandes estruturas. Como é que conseguem ser tão eficientes na instalação com tais dimensões?

 

Efectivamente, uma das nossas especialidades é o fabrico e a instalação de grandes estruturas (fachadas, galerias, abetos). Para mantermos a nossa eficiência, limpeza, segurança e ordem no trabalho de instalação, desenvolvemos um sistema de modulagem que permite a montagem e a conexão de cada uma das peças de forma quase imediata.

PORQUÊ ILUMINAR?

Atualmente a iluminação decorativa não é concebida como uma ferramenta independente de que os municípios se servem para “decorar” as cidades em determinadas alturas. A iluminação decorativa está englobada na estratégia municipal de iluminação urbana e partilha os mesmos princípios e objetivos: fomentar o desenvolvimento urbano, social e económico da cidade, ter em consideração e reduzir os impactos ambientais e reduzir o consumo de energia.

Criar emprego, incentivar a atividade comercial e do setor hoteleiro, da restauração, do turismo e da hotelaria e, por conseguinte, aumentar o consumo e os rendimentos da cidade são os objetivos básicos da iluminação decorativa. De igual modo, a iluminação fomenta a inter-relação dos cidadãos, dado que convida a desfrutar da cidade em si mesma e de festas e feiras com séculos de história, chegando a ser uma das iniciativas mais reconhecidas, elogiadas e aceites pelos cidadãos e pelos turistas, e uma das principais atrações da cidade. É evidente que ninguém gostaria de fazer as compras natalícias num ambiente triste, escuro e sóbrio, que não esteja engalanado com as típicas luzes decorativas nem amenizado pelas nossas típicas músicas de Natal. Consideremos como exemplo o impacto em algumas das cidades que mais apostam na iluminação. Em Madrid, por exemplo, conforme demonstram os dados recolhidos pelo Barómetro Municipal de Consumo, em 2010 a iluminação natalícia apresentou 92,96% de impacto e foi a iniciativa mais conhecida pela população nessas festas. Durante os trinta dias de duração destas festas, o número de visitantes foi aumentando no mês de dezembro até alcançar valores recorde, com mais de 615.000 viajantes e quase 1,2 milhões de pernoitas. Cidades andaluzas como Málaga, capital da Costa do Sol, ou Jerez de la Frontera recebem todos os anos nas suas feiras mais de um milhão de visitantes, inclusive quando são realizadas (como, por exemplo, em Málaga) em pleno mês de agosto.

 

 

Por isso, as luzes decorativas não são uma despesa, mas sim um investimento: estimulam a procura, conferem um alívio aos comerciantes que, afetados pela atual crise económica e pela escassez das vendas, veem na iluminação natalícia especialmente um atrativo para os consumidores, e motivam um aumento nas reservas de hotéis e restaurantes e no uso de meios de transporte urbano, especialmente do táxi para desfrutar do trajeto da luz, graças ao turismo natalício cada vez mais ativo. Em última análise, a cidade move-se.

A constante redução do impacto ambiental da iluminação e do consumo energético são, de igual modo, premissas básicas na estratégia de iluminação urbana e, portanto, da iluminação decorativa de uma cidade.

Em iluminação decorativa estes objetivos conseguem-se mediante o desenvolvimento de conceções muito mais eficientes e mediante o aperfeiçoamento e a implantação total da tecnologia LED como sistema de iluminação único. Desta forma, não só se poupa no consumo elétrico, mas também se consegue uma grande poupança ambiental em termos de emissões de CO2 para a atmosfera e se contribui, portanto, para a luta contra a mudança climática. Voltando ao exemplo de Madrid, no Natal passado, a emissão de CO2 para a atmosfera foi reduzida em mais de 130 toneladas, passando das 230 toneladas emitidas em 2009 para apenas 98 em 2010.

Há cidades que optaram por antecipar o acendimento da iluminação natalícia, tendo por objetivo favorecer o comércio local e fomentar o consumo ou, tal como alguns profissionais dizem, para que as pessoas sejam mais felizes. São múltiplos os efeitos que a colorida iluminação pode provocar nos cidadãos.

María Jesús Echániz, membro da Ordem Oficial dos Psicólogos da Extremadura, explica da forma seguinte a influência da iluminação natalícia na população: “Sabe-se que o marketing sensorial, vivencial ou experiencial, baseado na estimulação dos sentidos, incita à compra e, com isso, a um mundo de sentimentos e emoções que geram experiências gratificantes e simultaneamente partilhadas. Os profissionais dedicados a esta tendência partilham que a estimulação sensorial, visual, de luzes, cores, sons, aromas e formas aumenta a vontade de comprar”.

Desta forma, as sensações desempenham um papel fundamental no processo de compra dos consumidores e aumentam as vendas do comércio. As luzes natalícias ativam as emoções, evocam lembranças felizes da nossa infância que alentam uma população entristecida. Lembranças que devemos continuar a cultivar, para não privarmos os nossos filhos de todo o entusiasmo, magia e sentimentos que o Natal gera, sobretudo se olharmos para trás e lembrarmos a nossa infância nessa altura.

 

 

Iluminação e saúde estão correlacionadas. Está demonstrado que uma falta crónica de iluminação pode ser causa de depressão.

No outono e no inverno observa-se um aumento da depressão e das crises de ansiedade devido à escassez de luz natural: é a Desordem Afetiva Sazonal (SAD).

A grande influência da iluminação no seu amplo espetro nos neurotransmissores cerebrais modifica a tensão, o humor e o comportamento, altera a saúde humana e afeta o rendimento laboral.

No outono e no inverno, o ser humano mostra tendência para as cores escuras e para desfrutar pouco dos raios do sol, quer porque quase não existem, quer porque prefere ficar em casa ou noutro ambiente fechado. Tudo isto convida à depressão e, novamente, a evitar sair para o exterior.

Face a estas circunstâncias, a iluminação decorativa propõe exatamente o contrário: as ruas engalanam-se, convidam a sair à rua, aumenta a qualidade, quantidade e cor da luz que iluminam as nossas cidades.

Além da quantidade de iluminação, a cor da luz também nos afeta. As cores alegres e intensas motivam-nos de forma positiva, levantando o ânimo e, portanto, melhorando o nosso estado de saúde geral.

FIGURAS

8
150
500
90000

DELEGAÇÕES

VEÍCULOS

EQUIPE

m2 SUPERFÍCIE

INDUSTRIAIS

INTERNO

DE INSTALAÇÃO

MALAGA

GRANADA

MADRID

BARCELONA

ALICANTE

PORTUGAL

HOLANDA

FRANÇA

PORTFÓLIO

Além da envergadura das suas instalações, a principal característica dos projectos da Iluminaciones Ximénez, que a distingue dos restantes projectos europeus de iluminação decorativa, é a concepção.

 

Os nossos clientes têm a oportunidade de escolher um projecto concebido e executado por medida não só em função do orçamento, mas também em função dos seus gostos e preferências artísticas. Um vasto elenco de técnicos de concepção elaboram propostas tão variadas como a variação dos clientes da Iluminaciones Ximénez, adaptando-se às preferências de cada prescritor e projecto. Graças à combinação de procedimentos manuais e automáticos no fabrico, o processo pode ser adaptado a cada modelo, deixando-se à equipa de concepção uma maior liberdade criativa para que desenvolva as suas ideias.

PRODUCTOS

A Iluminaciones Ximénez caracteriza-se pelo facto de oferecer aos seus clientes o desenvolvimento de projectos por medida para as suas cidades e para o evento em questão, não se limitando a figuras standard de catálogo que globalizam todas as decorações, perdendo a identidade de cada cidade, zona ou região.

Para tal, a concepção e o fabrico adquirem uma importância especial.

 

No entanto, graças à aplicação das últimas tecnologias informáticas, o Departamento Técnico adapta na perfeição as concepções para o seu fabrico. Nesta fase, deve-se destacar que a Iluminaciones Ximénez é a maior produtora de grandes estruturas a nível europeu.

 

A particular feira andaluza permite-nos a construção de fachadas de 140 metros de comprimento por 50 metros de altura e chegámos a fabricar árvores com 64 metros de altura, transitáveis no seu interior. Todos os projectos por medida são fabricados sob estrita supervisão dos nossos técnicos e engenheiros, e em contacto constante com o cliente, para conseguirmos o resultado desejado. O rigoroso controlo de qualidade a que se submete cada peça garante a fiabilidade e a segurança do produto e, por extensão, da instalação.

 

Não é necessário dizer que toda a produção incorpora os últimos avanços em tecnologia LED nos diferentes formatos especificamente concebidos para este fim pela nossa equipa de I+D quanto a cor, forma, intensidade e ângulo de projecção da luz. Além da maior durabilidade, resistência às pancadas e menor manutenção que o LED exige, a redução do consumo energético e de emissões de CO2 em 80% são as principais vantagens desta tecnologia relativamente à incandescência tradicional. De entre os diferentes fabricantes de LED's, a ILUMINACIONES XIMENEZ incorpora nos seus produtos os melhores LED’s do mercado, LED CREE, Nichia, Neo Neon, seleccionados um a um para garantirem a continuidade de cores e a intensidade do mesmo, inclusive em diferentes parcelas de produção, quando é necessário.

 

Em última análise, a Iluminaciones Ximénez oferece produtos exclusivos, por medida, e com as últimas tecnologias de iluminação.

SERVIÇOS

A ILUMINACIONES XIMÉNEZ é a primeira empresa instaladora de iluminação artística e decorativa da Europa. E é um facto que, nos projectos da ILUMINACIONES XIMÉNEZ, a exclusividade não está só no produto, mas também na instalação do mesmo.

 

Na sua sede, a Iluminaciones Ximénez, com a colaboração da sua filial Ilméx, efectua a concepção, desenvolvimento técnico e fabrico de todos os motivos e produtos que posteriormente instalará nas diferentes cidades.

ARMAZENAMENTO E LOGÍSTICA

 

Segurança, limpeza e ordem são as principais qualidades dos nossos trabalhadores, fim para o qual é necessário que se tenha o material sempre preparado e que se conte com a capacidade logística adequada que a grandeza destas obras exige.

 

Um sistema de classificação por referências e radiofrequência em função das suas formas, permite o armazenamento ordenado e preciso dos motivos e a rápida localização dos mesmos, para se poder preparar com toda a diligência as saídas de material e atender pontualmente os compromissos adquiridos com os nossos clientes.

É precisamente a capacidade logística que constitui a principal força da Iluminaciones Ximénez. Mais de 150 veículos, incluindo tractores, centros de transformação móveis, camiões rígidos, cabeças tractoras, furgonetas com e sem grua e plataformas elevadoras, permitem a execução dos projectos de instalação que a Iluminaciones Ximénez desenvolve em tempo recorde de forma pontual e com total segurança e garantia

INSTALAÇÃO

 

Afastada dos métodos tradicionais de instalação de motivos de postes de iluminação e elementos transversais, a Iluminaciones Ximénez inovou com instalações cruzadas, paralelas, motivos suspensos em forma de tecto, criando verdadeiros ecrãs de luz. Especialistas na montagem de grandes estruturas, contamos com um sistema de modulação das peças que permite a montagem rápida das mesmas, acelerando ao máximo o processo e evitando a interrupção do trânsito ou da circulação de transeuntes durante mais tempo do que o necessário.

 

O Departamento de I+D trabalha com base no axioma da inovação, não só em produtos, mas também em instalação e na integração dos materiais mais vanguardistas do ponto de vista da segurança, concepção, tecnologia e respeito pelo meio ambiente. Exemplo da investigação e do desenvolvimento em instalação são as patentes dos isoladores de colunas, tensores especiais e cabos esticadores especiais de linha.

ILUMINAÇAO URBANA

A partir da delegação em Málaga, a Iluminaciones Ximénez também aborda a conservação de iluminação urbana, compreendendo todos os trabalhos de actividades preventivas e de acção imediata para que a iluminação pública da ruas e praças funcione com a eficiência de 100% de pontos ligados.

 

Desde a inspecção de Centros de Comando e Medição até à própria lâmpada (passando pelas canalizações, caixas de derivação, condutores eléctricos, protecções mecânicas e eléctricas), esta actividade empresarial exige uma atenção de 24 horas por dia, 365 dias por ano.

 

Face a qualquer incidente que evite que o sistema funcione, é necessário actuar de imediato, quando se trata de incidentes tais como a reposição por acidente, roubo de cabos, incêndios fortuitos, etc.

 

A UTE iniciou a sua caminhada em 07/03/1994, e mais concretamente nos Distritos de Málaga: Bailén – Miraflores, Cidade Jardim, Palma – Palmilla, Puerto de la Torre, Campanillas e Churriana, sendo actualmente 19.116 os pontos de luz conservados, com base em contrato assinado com a Câmara Municipal de Málaga.

 

Actualmente tem instalações de 5.000 m2, um quadro de 30 pessoas, 6 camiões com guindaste-cabaz, 2 furgões com guindaste-cabaz, 4 furgonetas e 1 veículo privado

FIGURAS

5000

m2

INSTALAÇOES

2
4

FOURGOES

FURGONETA

GUINDASTE-CABAZ

GUINDASTE-CABAZ

30

QUADRO

PESSOAS

6

CAMIOES

GUINDASTE-CABAZ

OBRAS MAIS IMPORTANTES

Iluminação Ronda Oeste de Málaga

Iluminação Acesso Norte Palacio Ferias y Congresos de Málaga

 

IlluminationIluminação II Fase Avda. Constitución Granada

(Gerência Urbanismo).

 

Iluminação Acesso a Málaga por Estrada Almería

troço El Candado - Palo

Fornecimento e instalação de 328 Un. de reguladores-redutores de potência

em diferentes distritos da Câmara Municipal de Málaga

COM POTÊNCIAS DESDE 15 KWA ATÉ 85; COM A AGÊNCIA DA ENERGIA

Reconversão e melhoramento Iluminação intersecção Ctra. Sierra com Camino Bajo de Huétor.

GERÊNCIA CÂMARA MUNICIPAL De GRANADA

Iluminação Ctra. Armilla, troço Plaza Las Américas até ao Rio Genil

Gérance Urbanisme de la Mairie de Grenade

DESCOBRIR AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO "GRUPO XIMENEZ" NO NOSSO

ÁREA DE NOTÍCIAS

ACESSO NOTÍCIAS

EMPREGO  |  LOCALIZAÇÃO  | CONTATO  |  INFORMAÇÃO LEGAL  |  PRIVATE AREA

ILUMINACIONES XIMENEZ S.A.

(c)2015. All rights reserved.

 

BRANDING, DESIGN AND ADVERTISING